Um Pouco sobre o muito que é AURORA


Aurora é um município brasileiro localizado na parte mais meridional do estado do Ceará, a 283 metros acima do nível do mar. Dista cerca de 462,8 km da capital Fortaleza. Ao norte confina com os municípios de Lavras da Mangabeira e Ipaumirim, ao sul com Barro, Milagres e Missão Velha, a oeste com Caririaçu e a leste com Cachoeira dos Índios, no vizinho estado da Paraíba.
O censo de 2001 apontou que o município conta com cerca de 25 mil habitantes, com cerca de 63% da população vivendo na zona rural.
Três importantes distritos de Aurora são Tipi, Ingazeiras e Santa Vitória. O censo de 2001 apontou que o município conta com cerca de 25 mil habitantes, com cerca de 63% da população vivendo na zona rural.
Dois importantes distritos de Aurora são o sítio Tipi Ingazeiras e Santa Vitória. É a terra natal do pintor Aldemir Martins, além do cantor Alcymar Monteiro, do poeta Serra Azul, do literato Hermenegildo de Sá Cavalcante, do escultor Nego Simplício, dentre outros artistas de consagrado talento.
Há uma grande controvérsia quanto ao fundador e a fundação de Aurora.
O município surgiu de uma povoação, chamada Venda, nascida de uma propriedade do padre Antonio Leite de Oliveira – a fazenda Logradouro. Herdada por Davi Cardoso dos Santos e João Luis Tavares(ambos filhos do citado padre). Conta-se ainda que Francisco Xavier de Souza, natural de Aracati, teria fundado 1831 o arraial, casando-se com Maria dos Santos Xavier( filha de Davi Cardoso). Com a morte do sogro Francisco Xavier apoderou-se de parte da fazenda e construiu ali uma capela dedicada ao Senhor Menino Deus.
Área: 886 km²
Altitude: 283 m
Latitude: 6º 57? Sul
Longitude: 38º 58’ Oeste
Mesorregião: Mesorregião do Sul Cearense
Limites: Norte ? Lavras da Mangabeira e Ipaumirim; Sul - Barro, Milagres e Missão Velha; Leste - Estado da Paraíba; Oeste - Caririaçu.
Distritos: Tipi, Ingazeiras e Santa Vitória
Hidrografia: Açude Cacvhoeira. Rio Salgado e Riacho Jenipapeiro, Olho D’água, do Juiz, Jitirana, das areia dos riacho dos porcos e Pau Branco.
----------------------------------
Padroeiro: Sr. Menino Deus.
Data de fundação: 10 de novembro de 1883.
Gentílico: Aurorense.
Prefeito: José Adailton Macedo(PMDB).