Aurora se prepara para receber a 2ª edição do II Seminário Cariri Cangaço 2011



Conforme o secretário de cultura José Cícero, a reportagem da TV Diário retornará a Aurora em setembro por ocasião da realização da segunda edição do II Seminário Cariri Cangaço que na noite do dia 21 de setembro deste ano abordará o tema: “Aurora – A trama da Ipueiras e a invasão de Mossoró”.

O evento de Aurora terá como palestrante o pesquisador e memorialista missãovelhense Bosco André. Além de AURORA o Cariri Cangaço 2011 acontecerá igualmente nos municípios de Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha, Barro e Porteiras. Pouco mais de 150 pesquisadores dos mais conhecidos e renomados do país inteiro e até do exterior estarão participando do acontecimento este ano, segundo informação do curador do evento Manoel Severo.

Trata-se de um evento dos mais importantes e concorridos do gênero de todo o Brasil. Um momento em que toda a sociedade caririense deverá se encontrar para ouvir, debater e aprender um pouco mais acerca da verdadeira história do povo sertanejo, com foco no cangaço e outros temas afins, explicou o secretário. E Aurora como parte importante de um dos fatos mais marcantes e emblemáticos de Lampião( a trama da Ipueiras), não poderia ficar de fora. Evento como este ajuda e muito, no processo de crescimento e evolução sociocultural e educativo de qualquer região, principalmente em se tratando do vale do Cariri, cuja história e a cultura são referenciais e edificantes para todo o resto do Ceará e do país como um todo, completou.

A prefeitura tendo a frente o prefeito Adailton Macedo por intermédio da sua Secretaria de cultura já começou os trabalhos de organização com vistas a realização de mais este evento. Uma série de apresentações culturais com a temática do cangaço lampiônico está prevista para ocorrer logo na abertura, conforme os que fazem a Seculte.

O seminário de Aurora acontece às 19:30 h no auditório do Salão Paroquial no centro da cidade (ao lado da Igreja Matriz), sendo que na parte da tarde, os pesquisadores visitantes farão um roteiro turístico pelos principais pontos que marcaram a passagem de Lampião e seu bando por Aurora, a exemplo da Fazenda Ipueiras, na antiga Estação Ferroviária (local onde foi assassinado o cel. Izaías Arruda), o sítio Taveira (Fogo do Taveira), além do cemitério da bailarina dentre outros.

Blog da Seculte.