Prefeitos do Cariri visitam hospital



Prefeitos, secretários de saúde e dirigentes de hospitais polo de municípios da região do Cariri participaram ontem do 1º Encontro do Hospital Regional do Cariri (HRC). No evento, que teve como anfitrião o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, eles visitaram as instalações do novo equipamento e foram informados sobre o fluxo de funcionamento da unidade de saúde.

"O HRC veio para agregar novos serviços e não para substituir o que já vem sendo realizado pelos municípios", afirmou o secretário, destacando as especialidades que serão atendidas no local, evitando que pacientes sejam transferidos para Fortaleza. Cardiologia, urologia, proctologia, oftalmologia, mastologia, neurologia, gastroenterologia, traumato-ortopedia, cirurgia geral, cirurgia plástica e clínica médica.

Nesta semana dois novos serviços entram na rotina de atendimento do hospital: ressonância magnética e tomografia. Arruda Bastos enfatizou que na condição de unidade terciária de alta complexidade, o HRC recebe somente pacientes encaminhados pelos 44 municípios da macrorregião do Cariri por meio da Central de Regulação do Estado. Com a oferta de serviços de ambulatório cirúrgico, ultrassonografia e exames laboratoriais, o hospital iniciou o atendimento na última segunda-feira, 23 de maio. No dia seguinte, a terça-feira, começaram a ser realizados os exames de endoscopia.

Os prefeitos também foram esclarecidos sobre o Fundo Estadual de Atenção Secundária à Saúde, para o qual os municípios disponibilizarão 15% dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para custeio das Policlínicas regionais, Unidades de Pronto Atendimento (Upas), Centros de Especialidades Odontológicas (Ceos) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). O fundo conta com dois terços de recursos do Estado e um terço dos municípios da microrregião.

Na segunda-feira, 6, a Secretaria da Saúde (Sesa) realiza um novo encontro no HRC. Será com instituições de saúde, universidades e conselhos municipais de saúde.

Fonte: missaovelha.ce.gov.br