Prefeito Adailton Macedo participa do 1º Encontro do HRC para discutir acerca do atendimento de alta complexidade




O Prefeito Municipal de Aurora – José Adailton Macedo, juntamente com outros 33 prefeitos da região do cariri e centro sul do estado do Ceará participaram recentemente do 1º Encontro do Hospital Regional do cariri (HRC), que inclusive contou ainda com a participação de secretários de saúdem assim como de dirigentes de hospitais pólo de municípios.
O encontro serviu para discutir acerca do atendimento de alta complexidade e exames especializados que serão atendidos no local, tais como: Cardiologia, urologia, proctologia, oftalmologia, mastologia, neurologia, gastroenterologia, traumato-ortopedia, cirurgia geral, cirurgia plástica e clínica médica, ressonância magnética e tomografia, evitando que pacientes sejam transferidos para Fortaleza ou até mesmo outros centros de atendimento.
Presente no evento, o secretário de Saúde do Estado do Ceará – Arruda Bastos ladeado pelos demais gestores públicos municipais visitaram as instalações do novo equipamento e foram informados sobre o fluxo de funcionamento da referida unidade de saúde.
Segundo o próprio secretário de Saúde - Arruda Bastos na condição de unidade terciária de alta complexidade, o HRC recebe somente pacientes encaminhados pelos 44 municípios da macrorregião do Cariri por meio da Central de Regulação do Estado. Com a oferta de serviços de ambulatório cirúrgico, ultrassonografia e exames laboratoriais, o hospital iniciou o atendimento na última segunda-feira, 23 de maio. No dia seguinte, a terça-feira, começaram a ser realizados os exames de endoscopia.
Os prefeitos também foram esclarecidos sobre o Fundo Estadual de Atenção Secundária à Saúde, para o qual os municípios disponibilizarão 15% dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para custeio das Policlínicas regionais, Unidades de Pronto Atendimento (Upas), Centros de Especialidades Odontológicas (Ceos) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). O fundo conta com dois terços de recursos do Estado e um terço dos municípios da microrregião.
Na próxima segunda-feira, 6 de junho, a Secretaria da Saúde (Sesa) realiza um novo encontro no HRC. Será com instituições de saúde, universidades e conselhos municipais de saúde.