Presidente Lula faz intervenção para esvaziar 'blocão' do PMDB

Pelo menos dois partidos saíram do "blocão" de legendas formadas pelo PMDB durante a transição para o futuro Governo Dilma Rousseff: o Partido da República (PR) e o Partido Progressista (PP). E a saída ocorreu após intervenção direta do ainda presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além da presidente eleita, Lula também demonstra desconforto com algumas atitudes do PMDB, responsável pela formação do grande bloco de legendas no Congresso Nacional.

O presidente até negou que a aliança tenha sido articulada: "Primeiro, que não aconteceu. Parecia que ia acontecer, mas não aconteceu", disse nesta última quarta-feira, de acordo com o jornal "O Estado de São Paulo".

Integrantes do PR e PP já fizeram afirmações de que não tem intenção de ser instrumento de disputa de poder. O presidente do Partido da República, senador Alfredo Nascimento (AM) classifica a formação de bloco como "inoportuna" e o deputado Mário Negromonte (PP-BA) afirmou que a legenda não será "massa de manobra de nenhum partido".

O "blocão" com liderança do PMDB conta ainda com as presenças do PTB e PSC. Na Câmara dos Deputados, a grande aliança teria 202 parlamentares, superando os 88 do Partido dos Trabalhadores, legenda que tem a maior bancada na Casa. fonte.
Redação SRZD Nacional