Serra aparece e fala durante propaganda do DEM nesta quinta

O pré-candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra, foi o principal personagem da propaganda eleitoral do DEM, veiculada em rede nacional de rádio e televisão na noite desta quinta-feira (27). Em nenhum momento, porém, Serra foi apresentado como o pré-candidato da coligação, que tem o DEM como principal apoiador.

O partido utilizou trechos do discurso de Serra feito no encontro nacional do PSDB, DEM e PPS, realizado no último dia 10 de abril, em Brasília.

"É da coragem que a vida quer que nós precisamos agora. Juntos vamos construir o Brasil que nós queremos. Olhando para a frente, sem picuinhas. Vamos juntos, brasileiros e brasileiras que o Brasil pode mais", disse o pré-candidato, durante o discurso do encontro partidário reproduzido no programa do DEM.

A propaganda nacional do Democratas foi aberta pelo líder do DEM no Câmara dos Deputados, Paulo Bornhausen (SC). Bornhausen falou de mudanças já realizadas no país, e da necessidade de fazer outras alterações. Na sequência, começaram a ser apresentados os trechos do discurso de José Serra. O pré-candidato não foi apresentado como filiado ao PSDB.

"Nos últimos 25 anos, o povo brasileiro alcançou muitas conquistas. Se nós avançamos, devemos admitir ainda que falta muito a fazer. O Brasil pode ser muito mais do que é hoje", disse Serra.

Mesclado com depoimentos de populares, que falaram sobre temas variados, o discurso de Serra foi apresentando as ideias que devem nortear a campanha do tucano, usando como base diferentes temas. Quando populares reclamaram de desemprego, Serra falou:

"Toda minha vida me esforcei para me tornar digno do trabalho de todo o homem de toda a mulher. Nós criamos o Fundo de Amparo ao Trabalhador, que tirou o seguro desemprego do papel".

Ao falar sobre a importãncia dos trabalhadores, foram mostradas cenas do Rodoanel, em São Paulo. Um dos trabalhadores que atuaou na obra deu um depoimento, seguido pela fala do pré-candidato.

"Eu vi a imagem do meu pai em cada trabalhador. Um dos operários do Rodoanel fez questão de me mostrar com orgulho o nome dele escrito no painel. Eles são os verdadeiros construtores dessa nação", disse Serra.

Críticas ao PT

Coube ao líder do DEM no Senado, José Agripino (RN) fazer as críticas ao PT.

"É triste ver o governo do PT usar o espaço de propaganda para semear a discórdia", afirmou.

Na sequência, Serra voltou a aparecer no programa:

" O governo deve sempre unir a nação. De mim não devem esperar que estimule a disputa de pobres contra ricos e de ricos contra pobres. Somos todos irmãos pela pátria. Vamos trabalhar somando, agregando, nunca dividindo"

Durante a propaganda, Serra ainda falou sobre meio ambiente e segurança pública.

"Qual mãe, qual pai de família não se sente ameaçado pelo crime organizado? Um combate efetivo cabe às autoridades federais. Ou o governo federal assume os esforços ou o Brasil não tem como ganhar essa guerra contra o crime", disse Serra.fonte globo.com