OPINIÃO | São Paulo 1×0 Róseos

qui, 27/05/10
por daniel perrone |

2
3“No Morumbi o bicho pega.”

Nosso adversário conhece bem o refrão do grito de guerra da massa são-paulina e não resistiu ao tricolor, que venceu seu primeiro clássico do semestre e confirmou a ascenção do futebol no ano. Com o resultado já se somam quatro vitórias consecutivas e a consolidacão da melhor formação tática da equipe para o resto da temporada.

Apesar dos prognósticos da torcida, não foi uma vitória fácil. Embora o adversário estivesse fragilizado (sem três titulares e ainda sem Cleiton Xavier, lesionado ainda no primeiro tempo), o tricolor também teve seus problemas: As ausências de Miranda, Rodrigo Souto e Marlos (saiu contundido no início do jogo) e o excessivo apetite defensivo do nosso técnico.

4O primeiro tempo foi de amplo domínio tricolor. Até os vinte minutos o São Paulo já tinha chegado várias vezes a meta de Marcos, inclusive com dois chutes perigosíssimos defendidos pelo arqueiro do outro lado do muro. Com a contusão de Marlos e a entrada de Fernandinho, o tricolor perdeu boa parte de sua criatividade, já que Dagoberto não fazia uma boa partida e Fernandão tivesse que voltar um pouco para participar do jogo. Mesmo assim poderia ter ido para o intervalo com uma vantagem no marcador devido a nulidade do oponente, que só se defendia em campo.

Já a segunda etapa, apesar do gol salvador de Fernandão aos 9 minutos após boa jogada de Fernandinho, foi muito fraca se compararmos os jogos contra Cruzeiro e Inter. Para mim, o grande erro da equipe foi o recuo excessivo após a vantagem no placar. O papel se inverteu e quem parecia pequeno era o tricolor. Não ficávamos com a bola nos pés, não aproveitávamos os buracos verdes para o contra-ataque e rifávamos a bola a torto e direito. Esse é o perigo de Ricardo Gomes e que não me faz confiar plenamente no trabalho apresentado.

1Obviamente até o mais ruim dos times iria para cima, e foi isso que os bambinos da Turiassú fizeram. Tanto martelaram que acharam um pênalti no fim do jogo. Aparecido Rogério de Souza viu falta dentro da área de Cicinho em cima de Ivo, aos 42 minutos. Não achei falta, aliás, achei muito mais pênalti um outro lance de Cicinho em cima do mesmo Ivo minutos atrás. Sorte que não temos goleiro… temos Rogério Ceni, o grande responsável pelos três pontos no bolso tricolor. O goleiro fez uma defesa espetacular para o delírio da torcida do Mais Querido.

Os minutos finais foram eternos minutos de bumba meu boi após a defesa magistral do MITO. Chutão, Marcos na área tricolor e até expulsão do nosso camisa 23. Mas enfim, o Maior do Mundo confirmou sua ascenção e levou os três pontos preciosos para casa.

Agora é recuperar os jogadores e enfrentar o Guarani, que vem fazendo uma boa campanha, no Brinco de Ouro. Mas foi bonito ver a roda de união dos jogadores após a vitória no clássico. Bom sinal.

Foi um jogo morno, com praticamente dua forte emoções. O gol solitário de Fernandão e a defesa magistral, espetacular e brilhante de Rogério Ceni no pênalti. Importante foram os três pontos e a moral. Como eu disse. No Morumbi, o bicho pega… e pegou mais uma vez!

Saudações tricolores!

Nota dos principais personagens da partida:

Rogério Ceni O terror de quem o quer ver aposentado. Mais uma vitória creditada no pênalti defendido pelo capitão do TRI Mundial e da Libertadores. Nota DEZ!

Cicinho Partida regular, com algumas boas descidas. Não cometeu pênalti em Ivo, por isso não merecia o segundo amarelo no último lance do jogo. Nota: 6,0

Alex Silva Novamente sobrenatural. Excelente partida. Nota: 9,0

Xandão Outro que vem mostrando muita personalidade e confiança. Nota: 9,0

Richarlyson Hoje fez uma partida boa, mais uma vez sem comprometer na defesa, mas erra passes e muitas vezes exagera nos bicos para frente. Meu amigo Andrezinho resumiu bem o perfil do jogador: É uma bomba relógio. Mesmo jogando certinho é preciso ficar em permanente alerta. Nota: 7,0

Junior Cesar Partida regular, sem muito brilho. Nota: 6,0

Jean Abaixo da média de Rodrigo Souto no setor. Nota: 5,5

Hernanes Não conseguiu repetir as últimas partidas nem chegou tanto ao ataque desta vez. Nota: 5,5

Marlos Ficou pouco. Hoje o time sentiu a falta principalmente dele e de Souto. Sem nota.

Dagoberto Partida fraca na noite desta quarta-feira. Sem continuação das jogadas. Nota: 5,0

Fernandão Mesmo sem tocar muito na bola deu inteligência em alguns lances e fez o gol. Nota: 8,5

Fernandinho Entrou e construiu a jogada do gol com muita propriedade, nas demais jogadas não surtiu efeito algum, apesar do esforço. Nota: 7,0

Jorge Wagner Entrou no lugar de Dagoberto, que não vinha fazendo uma boa partida. Acalmou o jogo. Nota: 6,5

Ricardo Gomes Boa escalação, boa formação e boas substituições. Só não gostei do excesso defensivo após o gol, aos nove da segunda etapa. Passamos boa parte do segundo tempo apenas nos defendendo, como equipes pequenas. Esse era para ser o papel dos bambinos e não nosso. Atitudes como essa podem ser fatais em jogos decisivos. Não é para atacar como índio, mas também não é para se defender feito alemão… Nota: 5,0

Torcida Quinze mil pessoas para um clássico reservado as 20h30 da noite de uma quarta feira, sem possibilidades de vendas na hora da partida, com chuva e frio tá bom demais. Não sei o que tem na cabeça da CBF de queimar jogos bacanas pré Copa e, pior, colocar dois clássicos em um meio de semana. Podia muito bem hoje ter sido a partida contra o Guarani e domingo o clássico. Geraria muito mais renda. Burros! Depois não sabem porque os acusam de acabar com o futebol brasileiro.

Imagens: Vipcomm

Me siga no Twitter: http://twitter.com/danielperrone

Opine, palpite, participe do Blog do Maior do Mundo!