Com um a mais, São Paulo se vinga do Cruzeiro e vai às semifinais

Cicinho (à esq.) vibra com Dagoberto um dos gols do Tricolor no confronto

Cicinho (à esq.) vibra com Dagoberto um dos gols do Tricolor no confronto

O São Paulo soube aproveitar muito bem a vantagem que tinha nesta quarta-feira e, com mais uma vitória por 2 a 0 sobre o Cruzeiro, no Morumbi, garantiu vaga nas semifinais da Libertadores. A equipe mineira jogou com um homem a menos durante quase toda a partida devido à espulsão de Kléber, logo aos 2 minutos de jogo.

Depois de ganhar o jogo de ida também por 2 a 0, no Mineirão, o Tricolor se classificaria até mesmo com uma derrota por um gol de diferença. Entretanto, jogando diante de um Cruzeiro abalado pela expulsão de um de seus atacantes, que foi expulso após acertar a mão no rosto de Richarlyson, a equipe teve sua tarefa facilitada e Hernanes e Dagoberto, que já haviam marcado no primeiro confronto, garantiram a vingança dos paulistas depois de um ano, quando foram eliminados pelos mineiros no torneio.

Assim, o clube quebra o tabu de ter sido eliminado por times brasileiros nos últimos quatro anos e chega às semifinais da competição continental pela sétima vez de 1992 para cá.

Nas próxima fase, que será disputada somente após a Copa do Mundo, o São Paulo encara o vencedor do confronto entre Internacional e Estudiantes. Contudo, caso os argentinos se classifiquem nesta quinta, o Tricolor ainda aguarda o resultado do jogo entre Universidad de Chile e Flamengo, que será o adversário dos paulistas se garantir a vaga.

Caso aconteça, a mudança se dará devido a uma medida, imposta pela Conmebol, para tentar evitar que a final da Libertadores seja disputada por dois clubes do mesmo país.

O jogo

Em um primeiro tempo bastante movimentado, o São Paulo teve sua tarefa facilitada logo aos dois minutos de partida. Após acertar a mão no rosto de Richarlyson, o atacante Kléber foi expulso e deixou o Cruzeiro visivelmente abalado. Os atletas mineiros reclamaram muito da decisão do ábitro.

Com a vantagem numérica e no placar, o Tricolor começou pressionando os mineiros, com um futebol envolvente e de muito toque de bola. Aos 5 minutos, Marlos invadiu a área pela esquerda e chutou forte para o gol. Depois de Fábio espalmar, porém, o zagueiro Gil pegou o rebote e afastou o perigo.

Apenas um minuto depois, o goleiro cruzeirense trabalhou novamente após fazer bela defesa em chute rasteiro de Fernandão, que fazia seu primeiro jogo no Morumbi com a camisa tricolor.

Precisando marcar para continuar sonhando em seguir vivo na Libertadores, o Cruzeiro buscava o ataque, mas não conseguia penetrar na defesa são-paulina, a menos vazada da competição, com apenas dois gols sofridos em dez jogos. Aos 23, o São Paulo abriu o placar com Hernanes e aumentou ainda mais sua vantagem no confronto. Depois de ótima jogada de Junior Cesar pela esquerda, o camisa 10 recebeu e, de primeira, acertou o ângulo direito de Fábio.

Cinco minutos depois, Adilson Batista tentou corrigir os erros de marcação dos visitantes e substituiu o lateral Jonathan pelo zagueiro Thiago Heleno. A alteração, porém, pareceu não dar resultado e, após os paulistas desperdiçarem mais oportunidades de gol com Fernandão, Marlos e Cicinho, as equipes foram para o intervalo.

Na etapa final, o panorama da partida continuou igual e, logo aos 8 minutos, o time de Ricardo Gomes praticamente sacramentou sua classificação. Junior Cesar, inspirado, fez bom lançamento para Fernandão, que deu ótima assistência para Dagoberto, na cara do gol, dar um toque de cobertura e marcar.

A partir daí, o São Paulo passou a segurar a posse de bola diante dos mais de 52 mil torcedores presentes no Morumbi. Já o Cruzeiro, mesmo com a entrada do atacante Wellington Paulista no lugar do volante Fabrício, no intervalo, não conseguiu reagir em desvantagem numérica. Dominando a partida até o final, o São Paulo controlou sua vantagem e garantiu vaga nas semifinais do torneio, sob gritos de “Olé” dos são-paulinos.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO (2):
Rogério Ceni; Alex Silva, Miranda (Xandão) e Richarlyson (Jean); Cicinho, Rodrigo Souto, Hernanes, Marlos e Junior Cesar; Dagoberto (Fernandinho) e Fernandão. Técnico: Ricardo Gomes

CRUZEIRO (0):
Fábio, Jonathan (Thiago Heleno), Leonardo Silva, Gil e Diego Renan (Elicarlos); Fabrício (Wellington Paulista), Marquinhos Paraná, Henrique e Gilberto; Thiago Ribeiro e Kléber. Técnico: Adilson Batista

Gols: Hernanes, aos 23min do primeiro tempo; Dagoberto, aos 8min do segundo tempo
Cartões amarelos: Richarlyson, Rodrigo Souto, Dagoberto, Alex Silva (SP); Marquinhos Paraná (C)
Cartões vermelhos: Kléber (C)
Local: estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)
Auxiliares: Pablo Fandiño e Mauricio Espinoza (ambos do URU)
Público: 52.196 pagantes