Barbalha - CE - Município abre festa no domingo



A Festa de Santo Antônio, padroeiro de Barbalha, será aberta neste domingo, dia 30, com o desfile de 50 grupos folclóricos e o carregamento do pau da bandeira. O evento não ficará restrito ao religioso e folclórico. A Fundação SOS Chapada do Araripe vai promover um amplo debate sobre o impacto causado pela retirada do pau, ao longo de 100 anos, da área de proteção ambiental, no pé da Serra do Araripe.

Um dos temas que está sendo questionado é o cumprimento do Termo de Ajuste de Conduta (TEC), que foi assinado em 2008, entre o Ministério Público Federal, Prefeitura de Barbalha e órgãos ambientais. Segundo o presidente da Fundação SOS Araripe, Maurício Teles Freire, até o momento não foi implantado o Horto Florestal que, segundo ele, funcionaria como reserva florestal, de onde seria retirado o pau da bandeira. Ele argumenta que, por ocasião do corte da árvore que servirá de mastro para a bandeira de Santo Antônio, dezenas de pessoas acompanham o ritual, o que tem causado, para Maurício, um impacto ambiental significativo na área. "Não se trata de um posicionamento radical em defesa da natureza. O que nós defendemos é a preservação dos nossos costumes, tradições, religiosidade, sem agredir a natureza", explica.

O secretário de Cultura e Turismo de Barbalha, Dorivan Amaro, diz que a Prefeitura está promovendo o plantio de mudas no sopé da Serra do Araripe. No ano passado, foram plantadas 200 mudas. Este ano, está programado o plantio de mais 200 mudas. A Fundação SOS Araripe explica que este plantio aleatório não cumpre as exigências do Ministério Público e órgãos ambientais.

Com o objetivo de debater estes e outros assuntos será lançado, no dia 4 de junho, logo depois da abertura da festa, o projeto "Caminhos do Pau da Bandeira", acompanhado do curso "Conhecendo a Floresta do Araripe". A solenidade será no auditório da Faculdade de Medicina de Barbalha, com a participação de professores, estudantes e ambientalistas.

O projeto "Caminhos do Pau da Bandeira" consiste no lançamento de um opúsculo, escrito pelo médico e escritor Napoleão Tavares Neves, contando a história do pau da bandeira, destacando os aspectos sociais, políticos, religiosos e culturais. A festa tem mais de 100 anos, mas Napoleão vai escrever sobre os últimos 50 anos.

A partir do dia 29, começa a "Operação Santo Antônio 2010", no Parque da Cidade, quando o Município inaugura a delegacia descentralizada da Polícia Militar.

Na manhã de domingo, cerca de 50 grupos folclóricos, entre penitentes, bandas cabaçais, reisados, carpideiras, maneiro pau, participam do desfile de abertura, a partir de 9 horas, logo depois da missa celebrada na Matriz de Santo Antônio.Fonte do miseria.com