São Paulo amarga 11 eliminações seguidas em torneios de mata-mata

Três dias após ser eliminado do Campeonato Paulista, o São Paulo voltará a campo para definir o seu futuro na Taça Libertadores da América. Com um empate diante do Once Caldas (COL), no Morumbi, a equipe garante sua classificação à próxima fase da competição sul-americana. Se vencer, fica com a primeira colocação do seu grupo. E, nas oitavas de final, a equipe terá a chance de acabar com uma incômoda marca que o persegue há quase cinco anos.
A vitória sobre o Atlético-PR por 4 a 0, na decisão da Taça Libertadores da América de 2005, foi o último triunfo tricolor em um mata-mata. De lá para cá, foram 11 disputas e 11 eliminações. Quando o time disputou torneios de pontos corridos, seu desempenho foi muito superior, com três títulos brasileiros conquistados (2006, 2007 e 2008).

Veja abaixo a relação dos tropeços tricolores nos últimos anos:

É MATA-MATA OU MORRE-MORRE?
ANO
TORNEIO
FASE
ADVERSÁRIO
PLACAR
2006
Libertadores
final
Internacional
1 x 2 / 2 x 2

Recopa
fase única/final
Boca Juniors-ARG
1 x 2 / 2 x 2
2007
Libertadores
oitavas de final
Grêmio
1 x 0 / 0 x 2

Paulista
semifinal
São Caetano
1 x 1 / 1 x 4

Sul-Americana
quartas de final
Millonarios-COL
0 x 1 / 0 x 2
2008
Libertadores
quartas de final
Fluminense
1 x 0 / 1 x 3

Paulista
semifinal
Palmeiras
2 x 1 / 0 x 2

Sul-Americana
primeira fase
Atlético-PR
0 x 0 / 0 x 0
2009
Libertadores
quartas de final
Cruzeiro
1 x 2 / 0 x 2

Paulista
semifinal
Corinthians
1 x 2 / 0 x 2
2010
Paulista
semifinal
Santos
2 x 3 / 0 x 3
* derrota por 4 a 3 na disputa por pênaltis


Os jogadores não escondem que a marca incomoda, principal pela maneira como a equipe foi eliminada diante do Santos.
- Atrapalha bastante. Fica difícil dormir. Você fica pensando o que podia ter feito de diferente. Desde o começo, todos aqui deixaram bem claro que a Libertadores era a Libertadores. E vamos com tudo porque teremos de vencer jogos no estilo mata-mata para ser campeão. E quero muito esse título, quero marcar o meu nome na história do clube – afirmou o zagueiro Alex Silva.
Para o volante Richarlyson, o time tem de aprender com os erros para ter êxito no futuro. Segundo ele, não é porque a equipe foi eliminada que o Tricolor não pode conquistar a Taça Libertadores da América.
- No futuro, espero que possamos aprender com o que fizemos de errado para que possamos mudar a estatística que hoje não é favorável – lembrou o camisa 20.