Jogadores aprovam 4-4-2, mas pedem paciência neste período de adaptação

Ricardo Gomes começou 2010 tentando fazer com que o São Paulo jogue no 4-4-2. O treinador sempre foi fã deste esquema e até arriscou em seu início de clube, no meio da última temporada, mas logo voltou ao 3-5-2, com o qual o Tricolor está acostumado. Agora, com mais tempo para trabalhar, o comandante faz testes. E os jogadores apostam no novo modo de atuar. Mas pedem um tempo de adaptação.
- É obvio que a mudança precisa de tempo para ser encaixada até pelo longo período em que jogamos com três zagueiros, mas pela qualidade que o elenco tem seria uma judiação deixar tanta gente boa fora. Um zagueiro foi sacrificado. Torço para que dê certo, mas espero que todos saibam que a adaptação não é da noite para o dia - explicou André Dias, elogiando a quantidade e qualidade de meias no elenco este ano.
Com o 4-4-2, Renato Silva perdeu uma vaga na equipe. André Dias e Miranda formam a zaga, com Jean e Jorge Wagner improvisados nas laterais. No meio, Marcelinho Paraíba e Leo Lima ganham vagas, com Hernanes e Richarlyson como volantes. Dagoberto e Washington completam o ataque.
Jorge Wagner precisou mudar sua forma de jogar. O meia foi para a lateral esquerda, principalmente para ajudar mais na marcação e no fechamento dos espaços. Para ele, o setor que mais vai sentir a mudança é mesmo a defesa.
- É o principal setor que vai mudar sim. O time vai jogar com dois zagueiros e laterais, é necessário um tempo, testar em alguns jogos e saber o que está fazendo. Se o Ricardo está colocando esse sistema de jogo é porque tem confiança no elenco. Pedimos paciência e uma sequência para que possamos nos adaptar. Vamos encarar como um desafio e colocar em prática o que fazemos nos treinos - acrescentou Jorge Wagner.