Matadouro clandestino em Juazeiro do Norte

Em Juazeiro do Norte, um matadouro clandestino há muito tempo incomoda os moradores que vivem próximo ao local. A falta de higiene chama a atenção, e a irregularidade no funcionamento não inibe os que trabalham no local.

Logo na frente do matadouro clandestino, a prova de que o local está em pelo funcionamento: o sangue dos animais abatidos corre junto à água do esgoto. Dentro do estabelecimento, onde só deveriam haver suínos, uma diversidade de bichos circula livremente.

O mau cheiro e a falta de higiene são as principais reclamações dos moradores que vivem nas proximidades, mas segundo o funcionário, uma limpeza é feita com frequência e não existem irregularidades quanto ao funcionamento do local. "Lá, a gente joga o lixo fora, todinho. Está tudo certo", afirmou o funcionário.

A Vigilância Sanitária do município afirma que as orientações nestes locais estão sendo feitas e que as medidas necessárias com relação ao matadouro já foram tomadas. "O trabalho da vigilância é orientar sobre a higiene, e a gente vai passando diariamente lá", comentou Marilan Gomes, coordenadora da Vigilância Sanitária. "Em setembro, recebemos a denúncia. A equipe se deslocou até o local e viu que era uma matança. Estamos aguardando o prazo para ver se as exigências foram cumpridas", relatou Huedo Gonçalves, veterinário da Vigilância Sanitária.

O matadouro público de Juazeiro do Norte está funcionando normalmente, mas a matança de suínos está interrompida temporariamente e aguarda uma licitação para a reforma do local. Enquanto isso, os estabelecimentos clandestinos continuam com os trabalhos, mas por tempo determinado. "O matadouro está passando por um processo de melhoria. Está em licitação e essas melhorias vão facilitar nosso trabalho", disse Huedo Gonçalves.Fonte Verdes Mares,Adrianosouza.aurora-ce